Desde 2020, quando iniciei minha jornada como influencer de gin, tem sido uma grande experiência e um universo de descobertas
De lá para 2023, inúmeras marcas de gin surgiram no mercado; algumas tentando ser uma cópia fidedigna dos gins Britânicos e outras correndo pela lateral criando e aproveitando o bioma e a diversidade Brasileira.
Algumas pararam, alteraram suas receitas, aprimoraram, destilaram três, quatro, cinco vezes, obtiveram álcool da melhor qualidade – e todo gin necessita de um álcool de qualidade – e voltaram ao mercado repaginados.
O mercado brasileiro apresenta muita concorrência, seja pela produção internacional, seja pelos bons gins nacionais que tem desenvolvido, melhorado e que hoje competem com o mercado internacional.
E vivendo esse meio também fui me aprimorar, além de ser farmacêutico industrial e tecnólogo em alimentos, me formei em Sommelier de gin pela primeira turma da INOVBEB comandando pela Dra. Aline Bortoletto; estive no Marrocos estudando especiarias e também perfumaria numa cultura riquíssima em matéria-prima. Em São Paulo, também cursei perfumaria botânica com a bióloga Patricia Dijigow da Escola de Botânica, estive no Reino Unido (Inglaterra, Gales e Escócia) fazendo cursos, visitando bares, destilarias e experimentando os melhores gins do mundo.
Após essa longa jornada, chegou o momento de listar os 10 melhores gin no estilo London Dry e Dry Gin Nacionais:
1- Voughan foi uma das melhores surpresas, um gin superequilibrado, com excelentes botânicos, elegante, sofisticado, um perfume, lírio, laranja, amêndoas que dá um toque super especial, um álcool sútil, e traz uma das garrafas mais sofisticadas do mercado, design único, arte e muitos detalhes.
Franca-SP @drinkvoughan – London Dry Gin.
2- Jardim Botânico criação do britânico Robert Stanley, jardim botânico é um perfume único, traz em sua composição muitos botânicos da África, Ásia e europa e seu botânico principal pau rosa, presente no aclamadíssimo perfume N° 5 da Chanel. É um gin para quem tem paladar, conhecimento, um dos poucos gins nacionais possíveis de se tragar puro apenas com uma pedra de gelo e como diria Coco Chanel “Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito, seja no avesso.”
São Paulo – SP @jardimbotanicogin – London Dry Gin.
3- Southwest GIN criado pelo também britânico Alex Rudd, traz um clássico London dry, com um design único e cheio de detalhes, Southwest é gin super aromático, cítrico, refrescância resgatada pelo limão Kafir, perfeito para o G&T, em dias super quentes tomaria 10 taças tranquilamente.
São Roque – SP @southwest.destilaria – London Dry Gin.
4- Ivai gin – Quando penso em um gin com álcool perfeito penso no Ivaí, produzido com águas minerais naturais, e uma junção de excelentes botânicos, Ivaí traz notas frescas de um gin brilhante, equilibrado, leve, sútil, e também criado pelo britânico Dominic Chambers.
São João do Ivaí – PR @ivaigin – London Dry Gin.
5- Aviator Gin – Quem disse que na Bahia não produz gin de qualidade, vindo de Salvador e talvez pouco conhecido do grande mercado, mas que faz sucesso no nordeste, Aviator traz 42 botânicos o que faz com que seja um gin super complexo e desafiador, muito bem planejado, executado e um resultado excelente, traz a doçura da baunilha na sua composição com notas florais, e cítricos, muito utilizado no G&T e vários drinks basados pelos gin.
Salvador – Bahia @aviatorgin – London Dry Gin.
6- Arpo gin – O carioca Arpo talvez o mais novo da lista e com 9 botânicos em sua composição, traz um frescor que o carioca pede com erva mate, mulungu, capim limão e muito cítrico. Um gin seco, potente e muito aromático. Um gin de muita personalidade, e diferente do seu estilo encontrado nos mercados e que deve fazer muito sucesso no verão.
Rio de Janeiro – RJ @arpogin – Dry Gin.
7- CWB GIN– Da fria Curitiba temos o CWB, o gin mais herbal do Brasil, da destilaria Bacelo de onde também é produzido o 21Botanic, um gin complexo e muito equilibrado pelo frescor, trazendo 14 botanicos e tendo a erva mate como destaque e botanicos exóticos como lichia, um gin triplamente destilado, com muito aroma e sabor.
Curitiba- PR @cwbgin – London Dry Gin.
8- Gin Lassaleti – Do sul de Minas temos o gin mineiro criado por 2 jovens, Gin Lassaleti foi uma surpresa muito grata, vai do floral para o frutado com 18 botânicos, entre eles lavanda, pepino, pitanga, pacová, alguns cítricos como limão siciliano, laranja Bahia e Tangerina e zimbro europeu. Faz do gin Lassaleti um dos mais saborosos encontrados no meio de tanto London dry cítrico.
Pouso Alegre- MG @gin.lassaletin – London Dry Gin.
9- Escalvada Gin – Do espirito santo, um London dry com suaves notas cítricas, e 12 botanicos na composição, excelente no preparo de G&T com frescor e equilíbrio tem se destacado em concursos, por sua personalidade e refrescância e apresenta uma garrafa com muito design e prêmios pela sofisticação.
Guarapari – Espirito Santo @escalvada.destilaria – London Dry Gin.
10- The Green Vault Gin – De itajai – Santa Catarina, um London dry super marcante, predomina pelo cítrico e com 10 botânicos, no paladar tem um sabor intenso das sementes presentes como castanha do pará, semente de amburana, e toda refrescancia do calamo, gengibre e capim santo.
Itajaí –Santa Catarina @thegreenvault – London Dry Gin.
4 comentários
O melhor dos melhores é, sem dúvida, CWB o GIN mais herbal do Brasil.
Amo gin
Adoro gin…gosto de fazer drinks e receber amigos…muito bom saber q existem gin tão bons como vc falou na reportagem…
Parabéns pelo seu trabalho
Beijos e um Feliz 2024 !!!!
Você não deve conhecer o Folivora Gin da região serrana do RJ