Além do atendimento impecável, o hotel está instalado em um edifício tombado e apresenta vista espetacular para a Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais mais emblemáticos da cidade
Para vivenciar dias incríveis na capital baiana, escolhi o Hotel Fasano Salvador, localizado em um belíssimo prédio histórico tombado pelo IPAC como Bem Cultural da Bahia com fachada super imponente.
Fiquei hospedado na Suíte Junior Frente Mar, que possui decoração clean e elegante com elementos artesanais, vista para Baía de Todos os Santos, sala de estar, cama king-size e lençóis de algodão egípcio. A suíte também conta com banheiro em mármore e chuveiro de alta pressão.
Importante ressaltar a diversidade de sabores servidos no buffet do café da manhã, além de pratos quentes preparados na hora, como os ovos beneditinos, tapiocas e croque monsieur. Preparei uma matéria especial, repleta de detalhes sobre o hotel, que vocês conferem abaixo:
Infraestrutura e acomodações
Elegância e sofisticação em um prédio histórico. Esse é o Hotel Fasano Salvador, sétimo empreendimento hoteleiro do grupo que é sinônimo de excelência em atendimento, apresenta personalidade singular e oferece serviços impecáveis, além dos diferenciais.
Vale destacar que o hotel é o primeiro instalado pelo Fasano em prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia e opera no suntuoso edifício, que abrigou durante 45 anos a primeira sede do jornal A Tarde. O Fasano Salvador está localizado na Praça Castro Alves, Centro Histórico da cidade.
Na entrada, o lobby foi restaurado mantendo o revestimento original das paredes e do piso, reproduzido fielmente em mármore Carrara e granito Verde Alpe, carregando o status típico do Art Déco. Dois lustres antigos de prata da Bahia foram adaptados à ambientação. O interior do hotel associa o refinamento da marca Fasano a elementos que mantém viva a história do edifício, utilizando madeiras escuras que remetem ao Jacarandá, madeira natural da Bahia. A estética regional também foi valorizada com a mescla de tecidos e texturas, em diferentes tons de azul, com uso de linhos e rendas.
O hotel conta com 11 andares e dispõe de 70 quartos (divididos em Apartamento Superior, Luxo e Luxo Mar, Suíte, Suíte Junior e Suíte Luxo), restaurante Fasano com dois ambientes e adega climatizada, rooftop com área de lazer e business center com 3 salas. Os quartos personalizados variam seus espaços de 26m² a 73m². O azul predomina nos detalhes da decoração, como tapetes, tecidos e cerâmica artesanal. O apartamento 106, antiga sala da presidência do Jornal A Tarde, conservou o piso de taco e os painéis de jacarandá originais, além dos adornos de gesso restaurados. O desenho, também original das portas dos quartos, foi mantido. Outro detalhe preservado foram as janelas superiores das portas, transformadas em luminárias.
Diferenciais do Fasano Salvador
Um diferencial de extrema importância é o tratamento acústico, aplicado nas janelas e portas, para dar maior conforto aos hóspedes.
Outro ponto que merece destaque é o rooftop do hotel, que possui uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. A cobertura apresenta deck em madeira, com piscina revestida pelo granito Azul Bahia, bar, Fitness Center e o Wellness SPA. O Spa é uma atração à parte com rituais que revitalizam o corpo e a mente para garantir total bem estar aos hóspedes. Com três salas de massagem e sauna úmida, o espaço é assinado pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira, que elaborou um menu exclusivo de tratamentos para a experiência. Além dos hóspedes, passantes também podem usufruir dos serviços com hora marcada.
Restaurante Fasano – Capítulo à parte
A experiência gastronômica do Restaurante Fasano traz o legado da culinária de origem italiana que leva a assinatura do restaurateur Rogério Fasano. O cardápio em dois idiomas (português e inglês) é similar ao da praça paulista, localizado dentro do Hotel Fasano São Paulo, com variedade de antepastos, massas, carnes, risotos e peixes.
O espaço de aproximadamente 250m² é dividido em dois ambientes, com um bar central e pé direito de 4,7m. A estética original da década de 1930 foi preservada, com destaque para o restauro do teto. As paredes têm revestimento em palha de bananeira e no bar, antigas peças de fabricação de açúcar foram transformas em lustres proeminentes, com tampo feito em latão com banho de níquel.
Um dos grandes diferenciais é a Adega Climatizada, cujo acesso é permitido por meio de uma escada metálica em caracol original da construção. O espaço também funciona para sediar eventos privados, com capacidade para seis pessoas e a carta de vinhos apresenta uma grande variedade de rótulos.
Projeto arquitetônico
O Fasano Salvador nasce a partir da harmonização entre o estilo sofisticado do Grupo com a atmosfera descontraída da capital baiana. O edifício é um legítimo representante do estilo Art Déco, antiga sede do Jornal A Tarde que por sua vez traz um valor arquitetônico reconhecido. O projeto é assinado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, que respeitou as particularidades de um edifício tombado, e incorporou características originais da construção década de 1930. A riqueza nos detalhes resultou em um design elegante, com ênfase para as peças antigas originais da região, em madeiras escuras em jacarandá da Bahia.
Saiba mais em: https://www.fasano.com.br/hoteis/fasano-salvador e @fasano