Com uma trajetória marcada por desafios e um espírito inovador
Gabriel Santin, 28, empreendedor e sócio-fundador da Santin Gelato Artesanal e da Angá Criativa, é um jovem visionário que, em poucos anos, conquistou um espaço de destaque no competitivo mercado de sorvetes do litoral norte paulista.
Gabriel compartilha sua jornada, e revela como transformou uma revenda de sorvetes da familia em uma referência de qualidade e inovação em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Da administração ao marketing e a descoberta do empreendedorismo
Gabriel sempre teve uma queda pelo empreendedorismo, algo que se intensificou durante sua graduação em Administração.
“Ao longo dos quatro anos de faculdade, comecei a me interessar por finanças, mas foi uma professora de comunicação que despertou meu olhar para o marketing. Entendi o potencial de ideias simples para solucionar grandes problemas, e isso me abriu os olhos para o universo das startups”, relembra Gabriel.
Sua primeira experiência significativa foi em uma agência de eventos, onde ele trabalhou com grandes marcas como Visa, Bonafont e Danone. Apesar do sucesso, Gabriel enfrentou um burnout aos 22 anos. “Foi um momento decisivo pra mim. Percebi que precisava de uma mudança e decidi retornar para Ubatuba, onde tive a oportunidade de repensar minha vida.”
A paixão pelo sorvetes e sabores da infância
Após o período de recuperação em Ubatuba, Gabriel se agarrou à única oportunidade que parecia haver na época.
“Voltei para minhas raízes, precisava me recuperar e repensar. Então fui trabalhar na sorveteria da minha mãe e do meu tio”.
Inquieto, ele começou a pesquisar e estudar maneiras de melhorar o negócio que consistia em uma revenda de sorvetes.
“Não conseguia mais consumir aqueles sorvetes, tinha certeza de que podíamos oferecer algo melhor aos nossos clientes”. O processo de rebranding começou aos poucos, com planos a curto, médio e longo prazo.
Mas em pouco tempo ele se viu de novo insatisfeito e bastante infeliz e resolveu que, talvez, não fosse a hora de apostar suas fichas em um negócio de família, que parecia engessado e parado no tempo, apesar de oferecer certo lucro.
“Foi um período de insatisfação, mas também de muito aprendizado. Sabia que estava no caminho certo, então quando a oportunidade apareceu, agarrei com tudo.”
E essa oportunidade veio justamente em um dos períodos mais complexos e desafiadores que a humanidade enfrentou nas últimas décadas. A pandemia chegou obrigando fechar as portas, mas Gabriel entendeu que era a hora de apostar em logística e estratégia de delivery.
“Em pouco tempo o negócio escalou. Investimos em equipamento e produtos para produção de casquinhas artesanais e dávamos de brinde junto ao pedido. Fazíamos as fotos para redes sociais na madrugada. Foi uma loucura”, lembra.
Ali ele percebeu que de fato seu desejo era que cada sorvete fosse uma experiência única, com uma atenção especial ao detalhe e à matéria-prima.
Foi como um divisor de águas, e com uma comunicação forte no Instagram cultivamos um vínculo com o público que aumentou significativamente nossa visibilidade.
Foram questões de semanas, para que então ele convencesse o tio e a mãe, de que a Santin precisava de uma revolução. A reforma da loja e a criação de uma identidade visual atraente foram fundamentais para consolidar a marca Santin.
“Instalamos uma placa na frente da loja com a frase ‘Um belo dia resolvi mudar’, o que gerou curiosidade e expectativa na cidade.”
“Reabrimos completamente novos, com marca, identidade e o melhor: nosso próprio sorvete, produzido de forma artesanal e com ingredientes naturais”.
Crescimento acelerado e planos para o futuro
Nos últimos dois anos, a Santin teve um crescimento exponencial, dobrando o faturamento ano após ano.
“Quando percebi, já tínhamos 20 funcionários, e o negócio estava em outro nível. Mantemos a qualidade e o foco no atendimento ao cliente, o que tem sido nosso diferencial.”
Para os próximos cinco anos, Gabriel tem objetivos ambiciosos.
“Quero que a Santin esteja entre as três melhores sorveterias do Brasil, sendo reconhecida por publicações importantes. Além disso, planejo expandir a equipe para 50 funcionários, mantendo nosso compromisso com salários justos e ótimas condições de trabalho.”
Outro grande plano é a criação de uma linha de sobremesas e picolés, um sonho antigo que Gabriel pretende concretizar com a abertura de uma fábrica.
“Estamos fazendo alguns estudos e, se tudo correr bem, vamos estruturar uma cozinha de produção dedicada para atender essa nova demanda.”
O futuro da Santin Gelato Artesanal
Com uma estratégica clara, Gabriel Santin continua a cativar seus clientes com produtos de altíssima qualidade e uma abordagem inovadora para o mercado de sorvetes.
“O segredo é nunca ficar parado. Sempre há algo novo a ser feito, seja no produto, na experiência do cliente ou na maneira como nos comunicamos.”
Seu compromisso com o crescimento sustentável e com o bem-estar dos colaboradores coloca a Santin como uma referência não apenas em Ubatuba, mas no mercado de sorvetes artesanais do Brasil.
“Queremos continuar a surpreender nossos clientes e mostrar que o empreendedorismo vai além dos números — ele tem o poder de transformar vidas.”
1 comentário
Segui a luta desse garoto, hj um Super Homem, sempre com planos de cada vez mais deixar os clientes mais felizes, um cara que ajuda qualquer evento para deixar as crianças felizes, sempre levando seu potinhos de sorvete para esses eventos, Valeu Gabriel