Com foco nos produtores locais, espaço reforça o que o carioca tem de melhor, na mesa, na moda e na cultura
O Boxx Botafogo, inaugurado no primeiro semestre de 2020, vem trazendo ao carioca uma forma inédita de consumir o melhor da gastronomia da cidade, além de produtos de pequenos e médios produtores locais com foco na moda, beleza e cultura.
Com investimento inicial de R$10 milhões e ocupando uma nobre área de 900 m2, o empreendimento é inspirado nos famosos mercados verticais americanos e europeus, nos quais o público alia passeios a uma experiência gastronômica única. Com um visual descolado e convidativo, o Boxx está situado em um dos bairros mais queridos do Rio. No total, 35 operações ajudam os consumidores a conhecer um pouco mais sobre os produtos 100% cariocas.
Thiago Gross, administrador geral, garante qualidade, inovação e tendências reunidos em um mesmo local.
“Mercados como este são muito comuns fora do Brasil. O Boxx traz, sim, um estilo diferenciado e acolhedor. Nossa ideia é apresentar aos clientes um conceito moderno de comércio integrado ao dia a dia da comunidade. O consumidor precisa de novas experiências. E é exatamente isso que apresentamos aqui. Oferecemos novidades diariamente, seja pela área gastronômica, com pratos ou produtos comercializados que chegam às prateleiras, seja pela experiência de consumo no varejo, onde é possível encontrar tudo made in Rio. Quer coisa melhor do que privilegiar os produtores locais?”, afirma Gross.
Neste coletivo gastronômico estão grandes nomes do setor e encontram-se verdadeiras iguarias, desde açougue vegano, passando por hamburgueres gourmet e até pratos tradicionais remodelados, como o bacalhau feito com uma receita desconstruída, para dar água na boca aos amantes da comida portuguesa.
A estrutura do local e escolha dos restaurantes foi feita a partir de uma curadoria, que entrega ao público o melhor das cozinhas do Rio de Janeiro. Por esta razão, o Boxx Botafogo pode ser considerado um conjunto de oportunidades gastronômicas, que reúne chefs renomados servindo pratos diferenciados com toques alternativos e criando novas combinações de sabores. A culinária ocupa todo o segundo andar do mercado, que está dividido em dois pisos. E para não deixar nenhum sabor de fora, cada restaurante traz uma característica e influência.
Da TV para a vida real, é possível experimentar a suculência das carnes preparadas por Jimmy Ogro, no Ogro Steaks. Entre os hits do cardápio, se destacam o McManis, com 180g de blend de carne, cebola caramelizada e cheddar, além de sua mais recente criação, que homenageia os vizinhos paulistanos (X-MercadãoSP – com quatro fatias de mortadela tostada no fogo e maionese de alho confitado).
Já no Manda!, o destaque fica com os sanduíches. Bianca Barbosa segue os passos da mãe, Katia Barbosa (chef do premiado Aconchego Carioca), e apresenta suas brasilidades com farturas de sabores, como o sanduíche de Salpicão e o exótico Pirarucu Selvagem.
No É Giro, a assinatura do conceituado chef Ricardo Lapeyre, que aos 25 anos foi eleito chef revelação no especial COMER & BEBER da Revista Veja, é um prenúncio para os apreciadores da boa comida. Para o cardápio deste novo investimento, ele buscou influência e inspiração em Portugal, sem deixar o Brasil de lado. No comando da cozinha está Rafael Cavalieri, crítico de gastronomia que trocou as canetas pelas facas. As receitas vão de conservas e saladas, que variam diariamente e ficam expostas em uma vitrine fria, até pratos elaborados com polvo, lula, tomate e mexilhão. Entre as apostas está o famoso bolinho com queijo serra da estrela.
Tem ainda a Wursteria, da chef Isa Nogueira. Ela traz a versatilidade dos pratos alemães atrelada ao sabor e ao requinte deste povo. Na sua cozinha, os embutidos têm fabricação própria e a chef reforça que alemães não vivem apenas da salsicha. Entre os pratos mais hypados do restaurante está o Schnitzel, um lombo suíno empanado de comer rezando, e o Hot Dog Copenhagen, que conta com picles de pepino, molho remoulade e cebola frita.
E, no Amelie Creperie, tem a versatilidade do dia a dia ajustada delicadamente à culinária francesa. Os pratos variam de galletes a risotos elaborados com cogumelos frescos e trufas. Para descontrair e sentar para uma resenha com os amigos, o Boxx apresenta o bar Desatino, projeto taylor made da Heineken no Rio de Janeiro. Tem também opções de seis drinks autorais e mais de 20 clássicos, assinados por Jéssica Sanchez, que já foi eleita a melhor bartender da América Latina.
Para fechar com chave de ouro, as sobremesas são um cenário à parte. Vão desde crepes doces, no próprio Amelie, passando pelo autêntico e original brownie, no Brownie do Ton, até os gelatos da Gelateria, com segredos de uma receita familiar.
“Com tantos chefes estrelados, somos ou não uma referência na gastronomia? Ela é, sem dúvida, o carro chefe e nossas marcas chamam atenção pelos nomes que tem à frente. Oferecemos todo o requinte dos restaurantes renomados a um preço muito mais convidativo. Isso significa que o cliente tem a possibilidade de experimentar os sabores que sempre quis e economizar muito.”, ressalta Gross.
No espaço, além dos chefs é possível encontrar logo no térreo, ao entrar no prédio, moda feminina, masculina, além de acessórios, decoração e serviços. Ainda neste andar está o “Armazém Carioca”, um mercado modelo com formato colaborativo e e-commerce formado por produtores artesanais de geleias, pães, bolos, além de contar com uma inédita linha de produtos dos melhores restaurantes da cidade. Tudo isso garante um mix ideal para atrair consumidores que buscam mais e novas opções de consumo.
A cultura também está presente a partir de uma parceria com os artistas plásticos Martha Dytz e Robson Roots. A primeira explora o feminino e a natureza com de traços leves e vibrantes, enquanto Roots, utiliza o colorido para retratar o cotidiano carioca pelo olhar das favelas e dos símbolos da cidade. Suas obras estão expostas no Galeria Boxx e a cada quadro vendido, 15% do valor do produto é doado para a Instituição Pró Criança Cardíaca.
O Boxx Botafogo também oferece, no segundo andar, uma excelente estrutura para crianças, com o espaço Kids, e uma área de eventos, que pode ser transformada em um salão de festas para comemorações.
Boxx em tempos de pandemia
Em um período que todos estão reclusos, o Boxx Botafogo mais uma vez sai na frente e se apresenta como uma facilidade na vida dos consumidores. Adaptado aos novos protocolos de higiene e saúde, garantindo segurança e conforto, a partir das medidas adotadas (contratação de uma infectologista, instalação de tapetes higienizadores, reforço na limpeza dos filtros de ar-condicionado, desinfecção frequente das áreas comuns, medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel em displays), o edspaço oferece uma área gourmet, na qual aos visitantes podem retirar seus pedidos no local, das 12h às 22h. Mas para os cientes que preferem ficar em casa, o sistema de delivery, via whatsapp, já está implementado e funcionando diariamente até às 22h30.
Para Gross, a prioridade é a segurança e saúde dos clientes e colaboradores.
“Não medimos esforços para garantir o bem estar de lojistas e visitantes. O Boxx investiu em tecnologia e adotou todas as medidas necessárias que o momento requer. E mesmo assim, para aqueles que ainda não se sentem confiantes em sair de casa, mas que estão loucos para consumir nossos produtos, oferecemos a opção pelo delivery, que é eficiente e prático”.