Sabor de comida caseira, preparo artesanal, e alguns segredos que fizeram a dona de casa Maria Selma Mata, se tornar uma empresária de sucesso. Isso tudo graças ao seu talento e dedicação, mas também ao frango. Em dois anos, ela abriu três Restaurantes, 14 Cafeterias, quatro Food Trucks e 17 Franquias, além de ter inaugurado uma loja no Paraguai e agora uma nova marca em Foz do Iguaçu. Selma tem muitos segredos culinários. Um deles ela quer contar para a Ana Maria e seus telespectadores, pois ao criar esta receita do “Bastão de Frango da Selma” não imaginava que seria uma das responsáveis pelo excelente desempenho da empresa. Hoje, ela dirige seu negócio mas também quer ajudar a quem, como ela, passou por poucas e boas, mas conseguiu superar os desafios.
Desde sempre estive ligada à cozinha, era o que sempre me fazia sair das dificuldades. Comecei vendendo na praia, depois quentinhas, fazia petiscos para bares, preparava pratos congelados para famílias. Criei essa receita e ela é uma das campeãs de vendas nas minhas lojas… Conta a chef de cozinha Maria Selma, que é baiana de Ipiaú, tem 45 anos, anos, é mãe de cinco filhos e ainda cria mais outros tantos sobrinhos.
História de superação e Ana Maria Braga
Maria Selma tem uma história de vida inspiradora para quem, por desejo ou necessidade, resolveu empreender. Um dia a baiana se viu morando em uma favela em São Paulo, trabalhando na casa de uma família, sem perspectivas e em profunda depressão.
Alguns anos antes, quando era adolescente, Selma, que herdou das avós o amor pela cozinha, chegou a abrir um restaurante na garagem de um vizinho, ainda em sua cidade natal, e a vender “quentinhas” de porta em porta em Salvador.
Mas, qual o caminho para empreender sem muito dinheiro? A necessidade de manter a família, a principal motivação para Selma, é o que leva a maioria a buscar o próprio negócio. Entretanto, Selma conta que um dia, assistindo a um programa da Ana Maria Braga, percebeu que a sua única saída era fazer o que amava.
Precisava acreditar em mim, que a minha habilidade ia me tirar daquela situação”, recorda a empresária. A Ana me ajudou a sair da depressão. Ao ver ela na TV, eu despertei!
Com novo ânimo, veio para o Rio de Janeiro, vendeu sanduíches na praia, casou-se pela segunda vez e acabou vivendo por 11 anos no exterior. Trabalhou em restaurantes da América Central, do México, dos EUA e da China, mercados em que adquiriu a experiência no segmento de fast food. De volta ao Brasil, começou a atuar na área de eventos e decidiu realizar o sonho de estudar gastronomia. O curso do Senac foi pago com o dinheiro da venda de um carro.
Dessa experiência, Selma criou uma receita que leva 21 especiarias. Mas esse primeiro segredo ela não conta nem ao Papa!!
Receita do 2º segredo revelado:
Bastão de Frango da Selma
1. O frango deve ser natural (não pode ser embutido)
2. Pegue o peito de frango, limpe, higienize com vinagre e corte em tiras do tamanho de um dedo.
3. Tempere com páprica, pimenta preta, sal e um pouco de azeite.
4. Passe ele na farinha de panco.
5. Frite por sete minutos no óleo quente.
6. Sirva com molho tártaro feito na hora:
Receita Especial do Molho Tártaro
cenoura, maionese, creme de leite, pimenta preta, um pouquinho de leite e salsinha picadinha e, se encontrar no mercado, jalapeño picada (um tipo de pimenta mexicana).
3 comentários
Muito legal a matéria! Parabéns!
Muito legal a matéria!
Parabéns pela matéria!