Crema & Cioccolato Café
Pioneira no Rio de Janeiro, marca comandada pelo Mestre gelatier Paolo Calanchini mostra a criatividade do verdadeiro clássico italiano
Gelato ou sorvete? Se hoje esta dualidade ainda pode confundir a cabeça dos apaixonados por sobremesas geladas, que dirá há 15 anos, quando pouco se ouvia falar na iguaria italiana em terras brasileiras. Foi nesta época, em 2002, que o mestre gelatier Paolo Calanchini veio da Bolonha – cidade sede da Universidade do Gelato – para abrir a Crema e Cioccolato Café em Niterói, no Rio de Janeiro.
Mais do que um sorvete, o autêntico Gelato precisa ter leite e insumos frescos, sem aromas, corantes ou produtos industriais. Ao inaugurar a Gelateria Artesanal, Calanchini foi pioneiro e demonstrou para o público do estado suas peculiaridades, à época pouco conhecida, com um mercado para investimento considerado fraco. “O verdadeiro Gelato deve ser feito e, idealmente, vendido no mesmo dia, com produtos naturais e não semielaborados, o que leva três vezes mais tempo para produzir”, explica Calanchini,
que leva uma rotina semelhante à de um padeiro, de acordar cedo e fazer uma produção diária com pastas e insumos feitos na própria loja e equipamentos na sua maioria, importados do seu país natal.
Originalidade é o que não falta na vitrine. O sucesso começa na beleza das cubas, com gelatos aveludados dispostos lado a lado, em um formato diferente deixado pelas mãos do mestre e elos equipamentos. O italiano tem no portfólio mais de 100 sabores, sempre com 20 deles disponíveis na loja, dos mais tradicionais aos ousados, como o de creme aromatizado ao mel mesclado com caramelo de vinagre balsâmico e crocante de pistache salgado. Há ainda o de creme a base de gema de ovo e o gelato de nozes com figos caramelados.
Para Calanchini, além de oferecer um bom atendimento e criar novos sabores com frequência, acompanhar o processo de perto é um dos segredos: “Mesmo com a crise, o mercado está em expansão e creio que possa crescer mais, de 10 a 15%. Mas nunca quis franquear, por exemplo. Meu objetivo sempre foi oferecer o melhor gelato do Rio de Janeiro e creio que para isso é preciso focar no negócio, ter proximidade e acompanhar de perto a produção”.
A sedimentação no mercado e a criatividade do mestre gelatier com sabores diferenciados fez dele um consultor no ramo, reconhecido no Brasil. Calanchini é um dos fundadores do “Projeto Gelato Italiano”, um conjunto de cursos para quem deseja investir no mercado, que cresce exponencialmente.
SERVIÇO
Crema e Cioccolato Café :: Endereço: Rua Mariz e Barros 90, Icaraí, Niterói – RJ. Telefone: (21) 2612-3658. Horário de funcionamento: Segunda a quinta, das 11h às 22h; e sexta a domingo, das 11h às 23h.