Gravlax Trufado – Foto: Filico
Nikkei deriva da palavra Japonesa nikkeijin, que representa os imigrantes e seus descendentes. A cozinha Nikkei é portanto a cozinha da diáspora japonesa. Aqueles que deixaram o Japão e viram-se em meio a diversas culturas e contextos, mas mantiveram lealdade à sua culinária. São necessárias, no entanto, adaptações locais: a chamada comunidade Nikkei adota os ingredientes do novo país e os assimila no preparo de suas receitas usando técnicas japonesas. O Brasil e o Peru foram os países que mais acolheram japoneses, por isso os dois são particularmente conhecidos pela Gastronomia Nikkei. Hoje em dia, a cozinha Nikkei vem ganhando popularidade e faz sucesso nos Restaurantes tanto da própria comunidade quanto fora dela.
No Rio de Janeiro, o Páru Inkas, em São Conrado, foi pioneiro neste tipo de culinária. O menu inovador da casa é assinado pelo famoso Chef Executivo Peruano Jann Van Oordt, grande mestre e influenciador da Gastronomia Nikkei. O expert comanda várias casas na América Latina, distribuídas entre Argentina, Uruguai, Peru e Brasil.
“A fusão entre as técnicas japonesas e ingredientes peruanos é originária do Peru, na década de 1980, e desde então exalta a importância e o significado que ambas as culturas proporcionam ao peixe fresco”, conta Jann.
Esta fusão surgiu como resultado de um diálogo harmônico entre os sabores frescos do Peru e a elegância da culinária Japonesa. Sushis, ceviches, tiraditos, peixes frescos cozidos em vários estilos e os grelhados trazem uma explosão de aromas, sabores e texturas, unindo várias sensações.
A casa carioca fica sob os cuidados do Chef Manuel Bernal, uruguaio formado pelo reconhecido Colégio de Gastronomia Gato Dumas, e com experiência em renomadas casas, como Mee e Cipriani, no Copacabana Palace. A mistura traz ingredientes tradicionais, aromáticos e são ideais para compartilhar. Entre os destaques estão os rolls Teriyaki Maki, de Camarão Furai e Cream Cheese, fatias de Salmão por fora, Julienne de Limão e Molho Teriyaki, e o Furai Maki, com Abacate, Cream Cheese e Salmão, crocante por fora, servido com Molho Amatare e Mel de Maracujá.
Da ala dos tiraditos, vale degustar o Carpassion, feito com Salmão ou Atum marinado em Suco de Limão e Mel de Maracujá, servido com Brotos e Philo strips. O Kinotto também chama a atenção dos comensais, um Risoto de Quinoa com Aji Amarillo Peruano e Camarões crocantes.
Assinada pelo mixologista Tato Giovannoni, considerado um dos profissionais mais conceituados do mundo, a carta de drinques revela criações autorais que harmonizam com perfeição com a culinária da casa. Destaque para o Nissei, drinque elaborado com saquê, pisco, licor de ameixa japonesa e pitaia. O especialista, dono de um bar em Buenos Aires considerado como um dos melhores da América Latina, faz também releituras de drinques tradicionais do Peru com ingredientes típicos brasileiros, como o Pisco com caqui e laranja e o Pisco com chá mate e limão.
Com projeto assinado pelo arquiteto Sergio Krymer, a casa conta com decoração sofisticada e uma bela vista para a Pedra da Gávea. Já a cozinha aparente permite a interação entre a equipe e o cliente durante o preparo dos pratos, proporcionando uma vivência completa da culinária Nikkei.
SERVIÇO
Páru Inkas Sushi Grill
Endereço: Shopping Center Fashion Mall – Estr. da Gávea, 899 – Loja A – São Conrado, Rio de Janeiro – RJ, 22610-001.
Telefone: (21) 3577-5059
Número de lugares: 68
Horário de funcionamento (não vale até último cliente’): De segunda a quinta-feira de 12 às 23h, e sexta, sábado e domingo de 12h à 00h.
Cartões de crédito (Mastercard, Visa, Amex, Dinners, Elo): Todos
Cartões de débito (Redeshop, Visa Electron, Elo): Todos
Site: http://www.parusushi.com
Instagram: https://www.instagram.com/paru_rio/
Facebook: /Páru-Inkas-Sushi-Grill-Rio-de-Janeiro
Inaugurado: 9 de março de 2016.