Em ocasiões festivas, acompanhando aquele prato especial ou numa noite fria lendo um bom livro, o vinho é sempre uma ótima escolha.
Reconhecido como uma das bebidas mais antigas da história da humanidade, de grande importância paras as civilizações Grega e Romana, as teorias de sua origem são muitas.
As primeiras videiras foram trazidas ao Brasil por Martin Afonso de Souza, em 1532. Foi o jovem Brás Cubas que insistiu no cultivo das videiras, transferindo suas plantações do litoral para o Planalto Atlântico. Em 1551, ele consegue elaborar o primeiro vinho brasileiro, porém sua iniciativa não é duradoura (IBRAVIN – A História do Vinho no Brasil).
Experimentos de laboratório da Universidade de Alberta, no Canadá, afirmam que duas taças de vinho por dia aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o ruim (LDL). Porém, não basta apenas beber – para surtir o efeito desejado, é necessário praticar exercícios.
Segredos da longevidade
Sabe aquela coloração intensa que observada em flores, frutos, caules e raízes? São as antocianinas, pigmentos vegetais responsáveis pela intensidade de cor apresentada podendo ser considerada uma importante aliada na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e do câncer, devido ao seu poder antioxidante que atua contra a ação negativa dos radicais livres.
O Resveratrol (RESV) é encontrado em algumas plantas, nas uvas, no vinho, mirtilo e no amendoim, muito estudado pelos cientistas devido aos benefícios proporcionada à saúde. Reconhecido por sua variedade de compostos bioativos e antioxidantes com ação anti-inflamatória, anticancerígena e cardioprotetora, auxiliam no combate ao diabetes e reduzem os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Sua ação antioxidante é muito utilizada pela indústria cosmética na fabricação de produtos para rotina anti-idade de cuidados com a pele, prevenção de rugas, flacidez, manchas e outros sinais.
Já os Taninos são compostos químicos que causam aquela sensação adstringente de boca seca presentes em certos vinhos – à medida que os taninos amadurecem, essa sensação torna-se mais aveludada.
Valor energético e teor alcoólico
Em geral, uma taça de vinho contém entre 150 a 200 calorias, variando de acordo com a doçura, carbonização (como no caso do Prosecco) e teor alcoólico.
Consumir vinho com moderação aliado à adoção de um estilo de vida mais saudável – como parar de fumar, fazer exercícios e consumir alimentos mais saudáveis, são alguns segredos da longevidade. Não esqueça ao escolher seu vinho – de verificar o teor alcoólico e a quantidade de calorias que apresenta (o percentual alcóolico do vinho é maior que o da cerveja).
Convém lembrar que a ingestão de vinho é contraindicada para pessoas hipertensas, diabéticas, com altas taxas de triglicérides, problemas psiquiátricos, com disfunções no pâncreas, fígado e no aparelho digestivo.
Saúde!!!
Texto/Colaboração: Aline Monteiro – Nutricionista.
1 comentário
Aline querida!
Amei a matéria e meus parabéns, vc já é sucesso e faz tempo. Bjus