Cultivando café 100% arábica há quase 100 anos, no Sul de Minas.
Todos sabemos a importância do café no nosso cotidiano, seja pela manhã, após as refeições, na gastronomia em receitas e sobremesas. Tradicional e cultural, o consumo vai além da xícara com total versatilidade.
Alinhando experiência e vivência da fazenda, o Café Bendito Grão chega ao mercado com o intuito de levar ao consumidor um produto puro e de alta qualidade.
Após passar um longo período de especialização e certificação, os sócios montaram um processo de seleção, desde o plantio, passando pela colheita, secagem e beneficiamento.
E para garantir que a qualidade e todos os benefícios do Café cheguem até o consumidor final, também é efetuada uma torra artesanal de extrema importância para manter os aromas e notas sensoriais, certificados com 82 pontos de acordo com a SCAA, apresentando dulçor natural de chocolate, amêndoas e caramelo.
A empresa é gerida por quatro sócios: Rafaela Miranda da Cruz – Gerente de Marketing ; João Paulo Miranda Oliveira – Gerente Financeiro; Luciana Braga – Gerente Comercial; Miller Miranda Oliveira – Gerente de Produção.
Buscando disponibilizar maiores informações para os nossos leitores, através do Degusta-Lab, convidamos a empresária Luciana Braga, Barista, responsável pelo gerenciamento comercial da empresa, para explicar o diferencial de cada tipo de Café:
“O café especial é feito principalmente por pessoas especiais! Com grãos mais desenvolvidos, colhidos no tempo certo e cuidadosamente trabalhados. ele exige muito mais atenção do produtor. Isentos de impurezas e defeitos, possuem atributos sensoriais diferenciados, bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, além disso, sua bebida deve ser certificada com notas acima dos 80 pontos.”
Todo o café considerado especial precisa passar por um extensa análise que considera diversos pontos sensoriais. Café especial possui sabores e aromas que podem ser frutados, herbais, doces como caramelo e chocolate, por exemplo.
Fazendo uma analogia com o vinho, o café também pode ser apreciado por suas características sensoriais. Dependendo da região de cultivo, do cuidado pós-colheita, da torra, e método de extração, você tem cafés diferentes, exóticos e deliciosos.
“E pode acreditar, quando você experimentar um café especial, não vai mais querer outro café!”
Abaixo do cafe especial vem o café gourmet, com seleção de grãos de qualidade, sabor e aromas mais suaves e torra controlada, mas esses grãos não são livres de defeitos mesmo sendo composto por café 100% arábica.
Logo em seguida vem o café superior, inferior ao gourmet, possui matéria prima com certa quantidade de defeitos, com muitas misturas e torra excessiva, o que afeta o sabor da bebida.
E por ultimo, o café tradicional – apresenta a qualidade mínima aceitável para o consumo, com bastante defeito e são extremamente torrados. A torra excessiva, conciliada à grande quantidade de defeitos, traz um aroma desagradável ao café e um sabor bastante amargo. Com isso, a maioria das pessoas precisa adicionar açúcar para conseguir saborear esse tipo de café.
Sobre o processo de torra, a barista destaca sua importância:
Hora da torra!
Uma das etapas mais cruciais para a qualidade do produto na xícara do consumidor é a forma como os grãos são torrados. Um encontro entre ciência e arte.
Assim é considerado o ponto de torra de um café especial, que exige conhecimento sobre as características sensoriais do grão, sobre os processos físico-químicos que ocorrem no torrador e grande sensibilidade para reconhecer aromas e sabores.
É no processo de torra que, por meio da temperatura e do tempo em que o grão é submetido, os sabores e aromas dos cafés especiais se desenvolvem.
Além disso, essa etapa determina características como corpo, acidez e equilíbrio, alem de finalização da bebida.
Café & Poesia
Luciana conta um pouco da História da Bendito Grão através de um lindo poema autoral:
CAFÉ BENDITO GRÃO
“Um Café quentinho em forma de Poesia,
Há mais de 90 anos já existia!
De tradição familiar;
O Pai deixou pra filha e neto compartilhar.
Café com História, traz na memória a raiz que
Tudo isso tem;
De herança, a melhor lembrança… A saudade ficou além!
Com altitude excepcional, apelidada por São José;
A Fazenda de valor sentimental é a nossa se!
O fruto colhido a cada aniversario;
Durante a “PANHA” beneficiar é necessário.
Com torrefação artesanal;
Corpo médio e chocolate como nota sensorial.
Recebeu pontuação acima do normal,
E certificação de Café Especial!
Resultado de um trabalho bem feito;
Deixa a todos muito satisfeitos,
Alegria em poder acrescentar;
Valores da nossa Família para o seu LAR!”
SERVIÇO
Maiores informações: www.cafebenditograo.com.br