Saiba que o mercado de cervejas artesanais está em expansão e exige profissionais qualificados
Mais que gostar de tomar cerveja, muitas pessoas estão aprofundando seus conhecimentos sobre a bebida e investindo na carreira de mestre cervejeiro. O mercado de cerveja artesanal está em crescimento no Brasil e a atuação na área pode ser uma excelente alternativa. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicam que houve crescimento de 23% do número de cervejarias artesanais, entre dezembro de 2017 e setembro de 2018. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos, o aumento de cervejarias no país foi de 70 para 700.
A boa notícia é que a Unicesumar oferece o curso de Produção Cervejeira em Palmas. De acordo com o coordenador da graduação, Diogo Henrique Hendges, a especialização torna-se indispensável para quem deseja apostar na área.
“O curso da EAD Unicesumar proporciona desde conhecimentos gerenciais e empreendedorismo, a pesquisas de novos sabores e processos químicos”, explica.
Entre os diversos conteúdos a serem vistos durante a graduação, os alunos terão atividades de planejamento, implantação, execução e avaliação dos processos de produção de cerveja. “Eles terão acesso ao que há de mais atual e inovador nesta área, sendo capacitados a atenderem a variadas demandas. O curso é de enorme importância para o desenvolvimento do mercado no país”, acrescenta Hendges.
O empresário Márcio Gonçalves Crancianinov Suconic, recentemente começou a produzir sua própria cerveja e, consequentemente, a compartilhar com os amigos, que aprovaram a ideia. Foi aí que ele enxergou uma oportunidade de negócio. Com o objetivo de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a bebida, foi em busca de qualificação. Hoje, cursando o segundo módulo de Produção Cervejeira na Unicesumar, tem planos de abrir um negócio na área. “A oportunidade de conhecer mais sobre o mercado, bem como poder criar diferentes receitas de cervejas, foi o que mais me chamou a atenção no curso. Esta é minha terceira graduação, e eu estou gostando muito. Acredito ter encontrado o que me completa como humano e profissional”, destaca Suconic.