Dicas de restaurantes e hotel para conhecer e viver experiências únicas na capital paulista
A cada ida a São Paulo planejo novos roteiros, experiências diferentes, tudo para passar a vocês as melhores dicas. Nesta minha recente viagem a capital paulista, indico quatro restaurantes que merecem destaque e a sua visita. Além do hotel Fasano Itaim, referência em hotelaria, uma excelente sugestão para quem planeja estadia em SP. Aproveite as dicas e embarque comigo nesta viagem!
Fasano São Paulo Itaim
Hotel que definiu o conceito de hospedagem de luxo no mercado brasileiro, o Hotel Fasano São Paulo Itaim dá continuidade à expansão do Grupo no país. Com projeto assinado pelo arquiteto Marcio Kogan, o hotel apresenta traços clássicos da herança italiana da marca, acrescentando a eles elementos contemporâneos apreciados em seus 107 apartamentos, que variam de 30 a 190 m². O hotel conta ainda com o restaurante Gero, referência em gastronomia, num espaço para 100 lugares, comandado pelo chef Lomanto Oliveira. Outros destaques são o bar, piscina, salas de SPA e Business Center equipado com salas de reunião.
No primeiro andar está instalado o Fasano Caffè, espaço onde podemos iniciar o dia com um espetacular e completo café da manhã, uma das minhas refeições preferidas. Vale muito a experiência em hospedagem e gastronomia. Inesquecível!
@fasano
A Casa do Porco
Comandada pelos premiados chefs Janaína Rueda e Jefferson Rueda, A Casa do Porco é considerada um dos melhores restaurantes do mundo. Como a casa é muito disputada, minha dica valiosa é ir durante a semana, a partir das 15h, horário em que o movimento é mais tranquilo. Vale checar reserva antes.
A casa oferece duas opções de menu: o tradicional e o vegetariano. E ainda é possível escolher entre a harmonização com bebidas alcoólicas ou não alcoólicas. Optamos pelo tradicional, o menu “Somos Todos de Carne e Osso” que começa com os embutidos do Porco Real, frigorífico artesanal familiar dos Rueda, acompanhados por crocantes de mandioca com porco assado e de polenta com fígado de porco. Outro ponto alto do menu são as miniaturas de sanduíches clássicos de São Paulo, como pão com mortadela.
Outro que destaco é o prato principal, astro da casa, o tradicional Porco San Zé, assado por 8 horas, traz o que veio da horta do Sítio Rueda e arroz que varia a cada semana. De sobremesa, o creme de mamão, caramelo e sorvete de jabuticaba, harmonizado com o vermute de jabuticaba produzido por A Licoreira.
@acasadoporcobar
Momokuri
O bar japonês Momokuri, localizado em Pinheiros e comandado pela chef Monica Cury, dona do Arlete Bar e Mercearia, apresenta saborosos petiscos asiáticos. No salão e em charmosas mesas na calçada são servidas receitas como sanduíches de omelete, guioza, bao, berinjela crocante, lámen. Vale destacar que ainda há um sushi bar no mesmo ambiente. É perfeito para os amantes da gastronomia nipônica. Vale a visita!
@momokuri_
Selvagem Ibirapuera
Instalado em um dos cartões postais de São Paulo, no Parque Ibirapuera, o Selvagem Ibirapuera é o lugar perfeito para relaxar, enquanto degustamos os pratos surpreendentes do chef Filipe Leite.
Para começar, destaco o croquete de porco braseado com maionese de pequi e picles de pimenta de cheiro. Nos principais, dois clássicos: polvo grelhado, servido com arroz vermelho de porco na rapadura, acompanhado de vinagrete de abacaxi e o bife de chorizo Angus grelhado com batata rústica crocante, chimichurri, purê de alho adocicado e picles de pimenta Cambuci. Para finalizar, uma sobremesa autoral: “Selvagem” – cremoso de chocolate brasileiro 75%, crocante de cacau, creme inglês com cachaça e menta cristalizada.
@selvagemibirapuera
Simone Ristorante
Localizado no Itaim, o Simone Ristorante, apresenta com maestria a gastronomia italiana em um ambiente moderno e intimista. Da cozinha comandada pelo chef Simone Paratella, natural de Alba, ingredientes selecionados e importados dão forma a pratos únicos e saborosos.
Destaque nas entradas, cruda all’albese – filé mignon de vitelo batido na faca, citronette “Del Vecchio Valerio”, brisure de tartufo e espuma de grana padano. Já nos principais, o perfeito e delicioso tagliata al barolo – angus bovino, demi-glace de barolo e ervas finas, batata e salada da casa com vinagrete do chef. Para adoçar, bacio di langa – mousse de chocolate amargo, mousse de amêndoas, crocante de avelã e flor de sal defumado.
@simoneristorante