O meio mais eficaz de trabalhar os hábitos alimentares de uma criança é através de sua participação na cozinha.
Com a proposta de motivar crianças e adultos a se divertirem juntos enquanto preparam alimentos saudáveis, estreia no YouTube, a COZINHA DA MALOU.
Gravado pelo pai na casa onde a família mora, em Santa Teresa (RJ), mãe e filha iniciam uma série de 16 episódios, onde a cada semana irão preparar receitas com orgânicos adquiridos junto a produtores locais ou utilizando produtos colhidos no próprio quintal onde tem um galinheiro. Ao longo dos meses, as duas se divertem com as brincadeiras sensoriais do ato de comer e assuntos como a importância do desperdício zero e uso de PANCS – plantas alimentícias não convencionais serão abordados.
Para a estreia, Malou e Betina escolheram o tema “Sabores Básicos”, trazendo o paladar para o centro das atenções ao incentivar a aceitação por novos alimentos nas refeições.
De onde vem o que eu como? Porque devemos comer mais vegetais? Porque produtos orgânicos são mais saudáveis? Nesse pouco tempo de vida, Malou tem aprendido as respostas de maneira natural e através do fazer desenvolveu habilidades na cozinha. Quando começou a mexer com a colher de pau sua mãe achou que era a hora de se divertirem juntas. Hoje, aos seis anos, já sabe ralar, descascar, misturar ingredientes para um bolo, juntar massa com as mãos para o pão, fritar ovo, montar salada, pôr e limpar a mesa mas sempre com alguém por perto auxiliando.
“Gosto de aprender e também comer coisas novas feitas por mim”, explica Malou.
Nascida na Dinamarca e morando no Brasil há 11 anos, Betina acumulou experiência ao trabalhar com cultura alimentar através de projetos sociais que utilizam a comida como meio. Formada em nutrição com foco em prevenção de saúde, vem educando Malou com hábitos alimentares saudáveis e prazerosos.
“Quanto mais cedo passarmos conhecimento na cozinha, mais autoconfiança as crianças adquirem para a vida”, reforça a nutricionista dinamarquesa, que passou a dar aulas de culinárias para criança logo após o nascimento de sua filha.
Ao assumir, em 2019, a coordenação de projetos do Instituto Cultural Dinamarca no Brasil, Betina organizou a vinda de Jonas Astrup – representante da ‘Meyers Madhus’, a mais importante instituição gastronômica da Dinamarca. Na ocasião, pode acompanhar de perto a abordagem social e se manter atualizada com os métodos de percepção
sensorial infantil implementados pela escola nórdica.
Habilidades propostas para crianças com até 8 anos de idade:
Lavar legumes e frutas; quebrar ovos; descascar e ralar; sorver massa para o pão; amassar com garfo uma banana; cortar com faca não afiada coisas mais moles tipo tomate e melão; medir ingredientes em copo e colher e misturar ingredientes para bolo. Além de pôr e depois limpar a mesa.
As receitas práticas de alguns episódios: suco verde, pão de cenoura, ketchup caseiro, barra de cereal, minipizza e omelete.
Receita preferida e preparada por Malou e Betina: Pizza caseira integral com pesto feito de ramo de cenoura.
“Vem sendo muito gostoso para nós e queremos compartilhar as nossas experiências com outras famílias”, reforçam as duas ao mesmo tempo.
SERVIÇO
COZINHA DA MALOU – Série de 16 programas grátis online
Onde: No canal do Instituto Cultural da Dinamarca no YouTube
Quando: Estreou dia 22 de junho
Faixa etária: Crianças de 4 a 8 anos
Duração: Episódios variam de 2 a 5 minutos.