L’Etoile – Steak Tartare de Angus, Salada da Horta e Gema de Ovo Cozido a 45ºC – Foto: Charbel Cury.
De Peixe, Carne e até de Frutas, opções não faltam
Com uma rápida procura na Internet é possível achar muitas versões sobre a origem do tartare. Há fontes que apontam que a receita nasceu na Alemanha, e outras que dizem que foi criada pelos russos. Mas o ponto central entre essas teorias é que sua origem é relacionada aos tártaros, povos bárbaros, e que se popularizou na França. E foi no país da Europa que o prato foi batizado como tartar ou tartare. Nome que os franceses dão a diferentes preparações com carne crua e condimentada.
No Brasil, e em outros países, o prato ganhou inúmeras variações. De peixe, frutas, beterraba, entre outros. É só escolher o que mais se adequa ao seu paladar.
Mas é durante o verão que os restaurantes mais veem seus pedidos aumentarem, pois é uma comida leve e fresca, ideal para dias mais quentes. E para os fãs da especiaria, o Rio de Janeiro tem boas opções. No restaurante francês L’Etoile, localizado no luxuoso hotel Sheraton Grand Rio, o chef Jean Paul Bondoux assina um típico Steak tartare de angus, com salada da horta e gema de ovo cozida a 45º (R$70).
Outra opção é no tradicional restaurante italiano Oliva Trattoria Mediterrânea. Localizado no Leblon, com assinatura do chef veneziano Rudy Bovo, o prato figura entre as sugestões do chef. Sempre servido com peixe fresco, a opção oferecida aos comensais é Tartare de atum com batata e alho-poró (R$ 48,00).
SERVIÇO
Oliva Trattoria Mediterrânea
Data: Todos os dias.
Horário: De 12h à 1h.
Endereço: Av. Gen. San Martin, 1241 – Leblon.
Reservas: (21) 2259-7696.
Formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de débito e crédito.
L’ Etoile
Data: segunda à sábado.
Horário:19h30 as 23h.
Endereço: Sheraton Grand Rio – Av. Niemeyer, 121 – Leblon.
Reservas: (21)2529-1299.
Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de débito e crédito.