Alessandra Luglio, nutricionista consultora de Mãe Terra, explica como a cultura brasileira incentivou que a refeição se tornasse uma febre no Brasil e como ela pode ser uma aliada no consumo de alimentos mais nutritivos, especialmente aos finais de semana
O brunch, uma refeição que combina café da manhã e almoço, tem se tornado uma tendência crescente no Brasil. De acordo com um estudo encomendado por Mãe Terra, marca de alimentos naturais e orgânicos, ao Time de Pesquisa da Unidade de Negócios de Nutrição da Unilever Brasil, a popularidade do brunch tem aumentado cada vez mais e, entre 2020 e 2024, o volume de buscas somente pelo termo na internet chegou a quase 2,5 milhões, registrando aumento de 52%, e pesquisas combinando a palavra “brunch” com outras chegaram a crescer até 700% no período.
Segundo o estudo, o conceito de brunch, junção das palavras em inglês breakfast (café da manhã) + lunch (almoço) chegou ao Brasil nos anos 2000, inicialmente em hotéis, que serviam pratos europeus e americanos, e hoje é facilmente encontrado em cafés, restaurantes e padarias.
Para entender como essa refeição se tornou uma febre, Alessandra Luglio (@aleluglio), nutricionista, ambientalista e consultora de Mãe Terra, comenta que há diversos fatores possíveis para essa popularização:
“O gosto dos brasileiros por brunch é um reflexo da própria cultura brasileira, que já tem o café de manhã como uma de suas principais refeições e valoriza mesas mais fartas, ainda mais em momentos especiais e aos finais de semana, que são também as ocasiões de consumo do brunch. Com o fácil acesso a informações sobre diferentes culturas culinárias via internet, a influência de países como os EUA e Inglaterra e a busca por experiências gastronômicas mais elaboradas, aliada ao impacto das redes sociais, com fotos e dicas de pratos e restaurantes, despertaram a curiosidade e inspiraram as pessoas a tornar esse ‘café da manhã especial’ uma prática ainda mais presente no nosso dia a dia.”, explica ela.
No levantamento de Mãe Terra, o volume de buscas no Google pelo termo “café da manhã” chegou a quase 7 milhões entre 2020 e 2024.
Benefícios Nutricionais do Brunch
Segundo Alessandra, além do brunch ser saboroso, ele combina pratos leves com alimentos mais nutritivos como frutas, grãos integrais, cereais, granola, panquecas e saladas, e pode ser uma excelente oportunidade para adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
“É comum as pessoas serem mais permissivas com a sua alimentação aos finais de semana, optando por opções mais calóricas e menos nutritivas. O brunch, no entanto, se mostra como uma alternativa de refeição saborosa e saudável, podendo oferecer mais equilíbrio a esses momentos”.
Devido à sua variedade de alimentos, que incluem proteínas, carboidratos e fibras, essa refeição pode oferecer diversos benefícios nutricionais, como aumento de energia, disposição mental e bem-estar digestivo. O estudo encomendado por Mãe Terra também mostra que a popularidade do brunch no Brasil tem levado a uma adaptação dos cardápios para incluir ingredientes típicos da culinária local, como frutas tropicais e queijos artesanais, o que acaba incentivando o consumo de ingredientes frescos e naturais do Brasil e tornam essa diversidade de pratos ainda mais rica.
Como preparar um brunch nutritivo e saboroso
Combinando pratos do café da manhã e do almoço, o brunch é uma ótima oportunidade para caprichar em receitas com uma variedade de nutrientes e frutas típicas, como açaí, além de explorar a diversidade culinária do Brasil, podendo agregar toppings para aumentar ainda mais os benefícios da refeição. “A granola, por exemplo, é um ingrediente-chave para agregar sabor, crocância e, ao mesmo tempo, fibras e proteínas. Para reduzir a quantidade de calorias, é possível optar pelas alternativas sem açúcar”, afirma a nutricionista.
Por ser muito versátil, pode ser combinada com diversos pratos de brunch, como:
Smoothies e bowls de açaí
Creme de abacate ou outras frutas
Iogurtes
Salada de frutas
Mingau de aveia com frutas
Crumble de maçã
Sorvete de banana e cacau
Panquecas
Bolos
Tortas
Saladas de folhas verdes
No e-book “9 Receitas Para Começar o Dia”, de Mãe Terra, é possível encontrar combinações com este alimento super nutritivo para um brunch gostoso e saudável. As granolas da marca se destacam por serem super saborosas e crocantes e utilizam 100% de ingredientes naturais, além de contarem com grãos integrais e insumos nativos do Brasil, como a castanha-de-caju, e serem livres de transgênicos e aditivos artificiais. É possível encontrá-las nas versões: tradicional, sem açúcar, cacau e banana, frutas vermelhas e frutas e mel.
Outras dicas incluem: pães de fermentação natural e/ou integrais, panquecas feitas com farinhas alternativas (como a de aveia), tapiocas ou brusquetas com abacate, cookies de aveia e bebidas mais ricas, como os sucos que combinam mais de uma fruta e até ingredientes como gengibre e capim limão.
Para conferir outras dicas e receitas, acompanhe Mãe Terra no site www.maeterra.com.br/receitas, além do Instagram (@maeterra) e YouTube (@maeterranaturaiseorganicos) da marca.